Deixe um comentário

HORÁCIO HERNANDEZ: El Negro

Horácio “El Negro” Hernandez é um fenômeno no mundo da bateria, um baterista talentoso que representa a nova geração de músicos latinos, seguindo os passos de grandes nomes como Arturo Sandoval, Ignácio Berroa, Daniel Ponce, Paquito D’Rivera, entre outros.

Hernandez conquistou o reconhecimento internacional como baterista por causa do grande pianista Gonzalo Rubalcaba e seu grupo Proyecto. As apresentações desta banda chamaram a atenção do público no mundo todo. Desde de que deixou Cuba, Hernandez tem feito seu nome em países como EUA, tocando com “feras” como Paquito D’Rivera, Ed Simon e Victor Mendoza.

Horácio Hernandez nasceu em Havana no ano de 1963. “Eu cresci em meio a uma família muito musical”, diz ele. “Meu avô tocou trumpete em vários grupos. Meu pai era um fã de Jazz, e ouvia sempre os programas de Jazz na rádio. Meu irmão ouvia muito os Beatles”.

A inclinação de Horácio pele bateria ficou evidenciada desde cedo. “Tive a sorte de ter vários instrumentos musicais em casa, graças ao meu avô. Ele tinha alguns instrumentos de percussão e um piano. Mas eu nunca tive uma bateria quando era pequeno. Em Cuba, mesmo que você tenha dinheiro para se comprar uma bateria, é muito difícil de se encontrar uma. Quando eu consegui a minha bateria, comecei a tocar todos os dias. Eu praticava acompanhando as músicas do rádio, ouvindo pessoas como Tony Williams e Billy Cobhan. Eu não tinha idéia alguma sobre técnica, eu só tentava copiar o que eu ouvia”.

O entusiasmo de Hernandez pela bateria cresceu, e ele estudou com dois dos melhores professores de Cuba. “Meu primeiro professor foi Fausto Garcia Rivera. Ele era um baterista que tinha estudado nos EUA com Henry Adler e George Lawrence Stone. Naquela época ele era o único professor que tinha esse tipo de informação. Estudamos muito os livros de técnica “Stick Control” e o livro de Buddy Rich.

Meu outro professor foi Enrique Pla (do famoso grupo Cubano de Jazz “Irakere”). Meu pai sempre me encorajava a assistir o grupo Irakere nos shows e o Enrique foi uma grande influência para mim”.

Mais tarde Hernandez ingressou na Escola Nacional de Artes em Havana. “Lá nós estudávamos música clássica, tímpano, marimba e técnica de caixa”.

Horácio Hernandez tem participado de inúmeros trabalhos com os mais reconhecidos nomes da música mundial. É dono de uma independência quase inacreditável. Viaja entre os complicados grooves de música latina e solos, sem perder a clave no pé esquerdo. Para os amantes da arte de bateria, El Negro é um ponto de referência e um artista que DEVE ser visto e ouvido!

Fonte: Site BATERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: