1 comentário

O Que Faz Você Feliz?

sertanejo_roqueiro

Um dos maiores desafios na vida de todo músico é, com certeza, ser eclético. Não, o músico não gosta de tocar tudo… músicos são seres “superiores”, mas são seres humanos e, como tal, estão sujeitos às coisas humanas como ter gosto e vontade própria, mas muitas vezes o “ofício” nos leva a fazer coisas “chatas”.

As aspas são propositais pra ressaltar relatividades… chata pra mim pode não ser pra você, e ofício pra mim pode ser um hobbie pra você (as aspas de SUPERIORES é só pra dizer que somos superiores mesmo :P). Falo dessa relação Ofício x Hobbie porque acredito que faz toda a diferença, visto que se você toca por hobbie, faz o que bem entender; como quiser, onde quiser, com quem quiser e na hora que quiser. Já um profissional é sustentado pela sua profissão, então muitas vezes não pode se dar ao luxo de dispensar um trabalho porque não gosta de um determinado tipo de música.

Quem já está na guerra a algum tempo já deve ter pego alguns trampos assim… repertório chato e/ou local chato, mas no final do dia aquele mesmo din din no bolso (às vezes paga até melhor).

Nas minhas andanças por aí já esbarrei com pelo menos 3 situações de excelentes músicos que estavam deprimidos e caminhando seriamente para largar de vez a música… algum tempo depois, voltando a tocar suas próprias músicas ou fazer aquele som que eles gostavam de verdade, a paixão voltou, a vontade voltou e aí descobriu-se o problema: Estavam cansados de tocar o que não gostavam.

Eles recebiam pelo trabalho, tinham uma agenda relativamente cheia… profissionalmente poderiam nem ter do que reclamar, mas não estavam felizes com o que faziam; até porque um músico feliz é aquele que satisfaz a sua própria necessidade de música… não pense que vender música é satisfatório… é pro bolso, isso sim, mas não faz ninguém feliz.

rush_mrossi_t4f_4Temos exemplos na história de bandas que deram uma guinada nas suas carreiras depois de consagradas porque decidiram fazer um álbum para agradar seus próprios ouvidos. Há inúmeros casos de bandas Foo-Fighters_nme-awards-2011_1500a_aol-music-ukconsagradas que dão uma pausa para que os integrantes se dediquem aos seus “projetos paralelos”. Isso é NECESSIDADE de encontrar a si próprio.

Um dica que dou a todos que estão lendo: definam o que vocês querem da música. Se é o seu hobbie ou se é sua profissão. Não se iluda, ela não será as duas coisas por mais que possa parecer. Mais cedo ou mais tarde a indefinição se transformará em depressão e você chutará o balde pra longe.

Se é o seu hobbie, curta! Toque o que você gosta! Não se permita ser útil, busque viver intensamente o momento que você estiver tocando, tipo quem salta de paraquedas.

Se você decidiu que a música será tratada como profissão, então dedique-se a ela. Você irá conduzir, mas é a música que lhe dirá pra onde ir. Você vai se doar e vai sim pensar na valorização. Não é porque você gosta de fazer que você vai fazer de graça {esse assunto vem no próximo artigo}.

minnemann-marco-50d1cf1028237

Ser feliz não é um ponto inerte, é uma busca diária. Ser feliz na música é tocar cada nota como se fosse a última. Intensidade, entrega e relacionamento. É poder colocar cada “gota” de você no que você toca e se a música não for o que te faz feliz, não adianta forçar. Aproveite o salto e bola pra frente.

 

Victor Slave
Victor Slave

Anúncios

Um comentário em “O Que Faz Você Feliz?

  1. […] na música e sobre a relação “hobbie x profissão” que pode rolar nisso tudo (confira AQUI). Pois bem, agora vou viajar aqui sobre um tema que tem tudo a ver com o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: