Deixe um comentário

Seja feita e “tua” vontade…

Hoje escrevo com a intenção de ser objetivo. No final veremos se consegui!

Estava lendo algumas revistas esses dias, e em pelo menos três ocasiões diferentes, em situações bem diferentes, li sobre fazer o que se pede. Em geral, referindo-se a um batera que toca acompanhando alguém.

A situação pode se apresentar de diversas maneiras, mas no final das contas, vale a educação, controle, discernimento e domínio do músico para que as coisas deem certo.

Existem “Três vontades” que podem se apresentar até mesmo todas elas na mesma situação: A MINHA vontade, a vontade do AUTOR (compositor) e a vontade da MÚSICA.

A minha vontade é fácil de saber (hehe). É aquilo que eu QUERO fazer na música. Alguém me traz uma música e eu imagino do meu jeito e essa é a minha vontade.

A Vontade do compositor é o que ELE imaginou para a música. Ele traz a música e apresenta à banda e diz que imaginou um clima “A” ou “B” , enfim… explica o que ele quer passar com a composição.

A Vontade da música, que é um termo até esquisito, diz respeito àquilo que a obra “pede”. Quando se toca uma música, mesmo que ainda crua, ela nos traz idéias de como “tratá-la”, e isso depende muito da sensibilidade do músico.

A dica que deixo une as três. Sempre use a sua sensibilidade pra perceber o que a música pede e ponha isso acima da sua vontade. Se possível, torne isso a sua vontade e você já facilita as coisas. Por fim leve o resultado dessa química à composição e tente usar aquilo que o compositor traz como intenção da música. É muito importante que a ideia que levou o compositor a conceber a obra seja mantida e se possível destacada, até mesmo para que se faça entender melhor.

Contribua, dê suas ideias, tempere a ideia inicial, mostre outros pontos de vistas, mas não permita que no processo de composição e arranjo se perca aquilo que inspirou o autor.

Um músico contratado, na prática, muitas vezes não tem tanta vez de opinar, então ponha sua alma no que você faz!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: