Deixe um comentário

Elementar…

Certa vez li uma entrevista de um grande baterista, que muitos devem conhecer, chamado Thomas Lang (quem nunca ouviu falar recomendo buscar videos no Youtube) onde ele disse algo que nunca esquecerei:

“Nunca toque enquanto estuda e nunca estude enquanto toca”.

    

Essa frase é emblemática e trata de algo elementar pra quem toca e leva a sério qualquer instrumento… sob alguma perspectiva pode também se enquadrar em quase tudo na vida.

Quando ele fala “Nunca toque enquanto estuda…“, na verdade o que ele sugere é que quando estivermos estudando o instrumento, fiquemos focados em aprender, ou seja, exercitar aquilo que nos propomos a estudar justamente porque ainda não sabemos.

Ele fala algo interessante quando explica a situação: “quando estamos estudando por um tempo e ainda não conseguimos acertar, paramos e tocamos algo que ja sabemos, como que para convencer a nós mesmos que não somos assim tão ‘incompetentes’ “. Quando eu leio isso e percebo que as vezes é o que acontece comigo, aí isso se torna engraçado, porque, como já disse, é elementar, básico… muito óbvio pra gente passar batido.

Já a segunda parte da frase “… não estude enquanto toca“, refere-se ao fato de muitas vezes quando estamos tocando (pra valer mesmo), tentamos “inventar” coisas novas, coisas que ainda não dominamos, ou simplesmente que não praticamos. É verdade que pode dar certo, mas, como tudo na vida, quando fazemos algo pela primeira vez é comum que erremos. E isso não é uma crítica ao improviso, pois o improviso é feito em cima de algo que você domina, só que não está necessariamente ensaiado.

Quando perguntado sobre como ele conseguiu chegar a tamanha técnica, precisão e velocidade na execução, Thomas Lang dá uma resposta elementar (mais uma vez essa palavrinha), pra alguns, que esperavam uma fórmula mágica, frustante. Ele diz: “Eu não cheguei onde cheguei de uma hora pra outra, pratico de 3 a 4 horas por dia desde os meus 15 anos“.

A “fórmula” para uma boa execução do seu instrumento é praticar. Praticar com disciplina faz com que possamos evoluir, andar sempre pra frente, acrescentando  ferramentas à nossa batida.

Victor Slave

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: